Brasil abandonado.

De vez em nunca os conflitos do Brasil coronelista chegam aos ouvidos do Brasil metropolitano. Evidente que isso só acontece com os casos grotescos o suficiente para cruzar os milhares de quilômetros que nos separam da distante região norte do país. Mas por coincidência (ou não), hoje sintonizei o meu rádio na CBN em dois momentos diversos do dia e em ambos me deparei com um desses casos. No primeiro, escutei as novidades mais frescas e deprimentes sobre o caso da Irmã Dorothy Stang, religiosa que ajudava os pobres no Pará e foi assassinada em 2005. As novidades? O fazendeiro conhecido como Bida, carinha que pouquíssimos duvidam ser o mandante do crime, acaba de ser solto. As pessoas que fazem o mesmo trabalho que a Irmã fazia também estão seriamente ameaçadas de morte, provavelmente pela mesma quadrilha. E as ameaças não param por aí. Um advogado explicava no rádio que a grande dificuldade no julgamento dos crimes dessa regiões rurais é a falta de testemunhas. Territórios grandes e desabitados onde ninguém vê o que acontece? Não, não. É que as pessoas tem medo de depor mesmo.

Segunda notícia que veio a tona no mesmo dia. Esta com desfecho mais positivo. Em Roraima, o empresário Paulo César Quartiero acabou de ser preso e processado em mais de R$30 milhões por desmatar suas terras de forma totalmente ilegal e por ocupar e produzir em terras indígenas. Acabou de sair este minuto no Jornal Nacional. A diferença é que a Globo nem citou que o infeliz é também prefeito de Pacaraima, cidade da região. Como se fosse um detalhe a ser ignorado.

A globalização mostra suas entranhas no Brasil abandonado e sem lei. Gringa missionária é morta e seu assassino é solto. Índios tem suas terras invadidas e ainda são atacados pelo prefeito da cidade local. Enquanto isso todo mundo continua comentando o caso da Isabella. Trágico? Com certeza. Mas lá “em cima” do país tem milhares tão grotescos quanto. A diferença é que se a Globo e o Google Maps não vêem, é como se não existisse.  

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Brasil abandonado.”

  1. Johnnie Says:

    Finalmente alguém toca nessa ferida. Claro que o caso “isabela” tem importância, mas dado o que acontece no país diariamente esse caso poderia ser totalmente irrelevado, pois com certeza temos fatos bem mais medonhos que ninguém ousa comentar. Em SP mesmo, e/ou no Brasil afora. Só há vinculação dessa notícia pq ela é sensasionalista e há criança envolvida. Exemplo claro, é o do menino que foi arrastado pelos bandidos de carro no rio; aquela notícia virou uma bolha imensa e enquanto isso se faz ‘microondas’ avontade nos morros e ninguém fla nada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: